Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

sábado, 31 de dezembro de 2011

Filme O discurso do Rei

Sinopse: George VI (Colin Firth), conhecido como Berty, assume, a contragosto, o trono de rei da Inglaterra quando seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica do posto em 1936. Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa e manter em alta o moral de seus súditos num momento crucial da história da Inglaterra diante da II Guerra Mundial.
Dados técnicos:Título no Brasil: O Discurso do Rei
Título Original: The King's Speech
País: Reino Unido
Gênero: Drama
Duração: 118 min.
Ano:  2010
Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
Direção: Tom Hooper
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Link http://www.youtube.com/watch?v=sBqFigjHDAI&feature=fvst

Comentário:O filme nos leva a reflexão sobre os costumes de época, o impacto para um cidadão comum conversar com a família real, as razões que permitiram a amizade de um plebeu com um membro da realeza, a força da voz no momento de expansão do rádio e a importância da fala de um rei diante do advento do rádio e, principalmente, da iminência da Segunda Guerra Mundial.
Talvez o que chama mais atenção, educacionalmente falando, se refere a comunicação como sendo parte essencial e definitiva da estrutura de uma sociedade organizada e a sua importância em tal. A fala, o discurso, o microfone e o rádio, este último como o primeiro meio de comunicação de massa, são produtos que acabam por reafirmar: poder, hierarquia, conquistas sociais ou profissionais, e se tornam requisitos necessários requisitos para as suas efetivações.
Percebe-se também a dificuldade do ator principal em seu modo de fugir da sombra e da responsabilidade de seu destino, assim como o embate de ideias e educações entres as diferentes classes sociais presentes no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário