Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

domingo, 18 de dezembro de 2011

Filme Se não nós, quem?

Sinopse: No início dos anos 1960, Bernward Vesper (August Diehl) e sua amiga de universidade Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis) se apaixonam no meio da atmosfera da Alemanha Oriental. Apaixonados pela escrita e a leitura, o casal funda uma pequena editora que já no primeiro trabalho causa polêmica, pois trata-se de um trabalho antigo do pai  de Bernward, famoso autor nazista. O livro logo é atacado, mas Bernward defende a habilidade como escritor do pai, mesmo com o peso de seu passado. Não demora muito para que ele passe a também questionar a participação do pai no Terceiro Reich de Adolf Hitler. O questionamento inaugura novos rumos na vida do casal em uma era de mudanças e radicalizações. Sensíveis à inquietação crescente da época, o casal ataca o conformismo da sociedade alemã. Unindo forças com escritores e ativistas políticos de esquerda, eles se tornam parte do movimento de proporções globais
Dados técnicos:
Título original: Wer wenn nicht wir
Título no Brasil: Se não nós, quem?
Duração: 124 min.
Gênero: Drama
Direção: Andres Veiel
Ano: 2011
País: Alemanha
Idioma: Português
Legendas: Português
Estúdio/Distrib.: Imovision
Link http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=T-3N7ydKOz4

Comentário:
O filme nos traz o contexto histórico desde o final da Segunda Guerra Mundial até meados da década de 70, passando e tendo como foco as lutas de Maio de 1968 e o radicalismo político alemão e americano. Mostra uma geração que quer se tornar protagonista de seu momento histórico com medo do fantasma da volta dos conservadores na Alemanha Ocidental e o radicalismo fascista. A juventude alemã, os filhos indignados dos pais que aderiram ou sucumbiram ao Führer, saem da "toca" para lutar por uma democracia feita pelas suas próprias ações. Um filme que nos faz refletir e revisar um passado recente e a geração famosa por questionar os paradigmas estabelecidos. No âmbito Bibliotecônomico destacam-se nas entelinhas da história o amor dos protagonistas pela leitura, escrita e pelos livros, assim como a disseminação da informação como luta teórica e de conscientização, através da criação de uma pequena editora e a tradução de diversas obras em outras línguas para o alemão com a intenção de atualizar a massa leitora dos acontecimentos políticos e as lutas pelos direitos civis no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário