Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Filme Persépolis


Sinopse:
Marjane é uma jovem iraniana de oito anos, que sonha em ser uma profetisa no futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal e ditatorial no seu país. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos "Guardiões da Revolução", que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria onde o contraste com a cultura ocidental mudaria sua forma de ser.
Dados técnicos:
Título Original: Persepolis
País de Origem: França / EUA
Gênero: Animação
Classificação: 12 anos
Duração: 95 minutos
Ano: 2007
Direção: Vincent Paronnaud / Marjane Satrapi

Um comentário:

  1. Um ótimo filme para se compreender o processo de construção cultural e político no Irã e a sua extensão até os dias de hoje, influenciando assim a visão e relação deste país com o retante do mundo. Destaque para a discussão no que tange às liberdades individuais, especialmente a das mulheres e as liberdades políticas, assim como a problemática da censura e do lazer.

    ResponderExcluir