Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

domingo, 31 de julho de 2011

Filme Palavra (en)cantada

Sinopse: A partir da reflexão especial da relação entre a música popular, a poesia e a literatura, o documentário usa depoimentos, performances musicais e trilha sonora a fim de esclarecer e refletir sobre o assunto. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, o filme traça um panorama da música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos emocionantes, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. O filme apresentará imagens inéditas no Brasil, como a encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966. Merecem destaque também imagens raras, que foram restauradas pela produção do filme, de Dorival Caymmi, nos anos 40, cantando e tocando O Mar ao violão.
Dado técnicos:
Título original: Palavra (en)cantada
País: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 86 minutos
Ano: 2008
Direção: Helena Solberg
Idioma: Português
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês
Link http://www.youtube.com/watch?v=cMJK0h5WsfQ&feature=fvsr

Um comentário:

  1. Um grande documentário sobre o tripé: música, poesia e literatura em que se discutem as questões relacionadas aos usos destes três instrumentos na vida cultural brasileira, além de mostrar a beleza da junção destes termos também verifica-se a problemática de inserção destes tipos de manifestação cultural na vida dos brasileiros em geral.

    ResponderExcluir