Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Filme Livro do Desassossego

Sinopse: O documentário traz depoimentos de escritores, intelectuais e estudiosos da obra de Pessoa como o autor angolano José Eduardo Agualusa, que até cita o fato de nós brasileiros acreditarmos que Fernando Pessoa é um de nós, assim como pensamos o mesmo sobre Eça de Queiroz, devido serem lidos aqui tanto ou mais do que em Portugal. De todos seus heterônimos, apenas um deles conseguiu ser, segundo o próprio Pessoa, uma ruptura dele próprio. Este foi Bernardo Soares, o autor do Livro do Desassossego. Livro póstumo editado a partir de escritos compilados, em que Fernando Pessoa apresenta a si próprio através desse “semi-heterônimo” como assim o descreveu.
Dados técnicos:
País: Portugal
Duração: 50 min.
Direção: Diogo Infante
Ano: [2009]
Gênero: Documentário
Link http://www.youtube.com/watch?v=JBYmRtYb0zQ&feature=player_embedded

Um comentário:

  1. A figura de Fernando Pessoa é desmitificada a partir desta obra, e isso feito pelo próprio autor. O filme nos traz uma reflexão sobre a vida e os pensamentos de Pessoa, um livro para ser lido sem cronologia ou paginação.

    ResponderExcluir