Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

terça-feira, 21 de maio de 2013

Filme Camponeses do Araguaia: a guerrilha vista por dentro

Sinopse: Os camponeses da região do Araguaia no norte do atual Tocantins e sul do Pará relatam a amizade que travaram com os "paulistas", como eram conhecidos os militantes da Guerrilha do Araguaia entre 1972 e 1974. Além da convivência com os guerrilheiros, a população local relembra o sofrimento pelo desaparecimento de familiares e amigos, as torturas cometidas pelo Exército brasileiro na região em um dos mais sangrentos e desconhecidos episódios do período da ditadura militar (1964-1985).
Dados técnicos:
País: Brasil
Ano: 2010
Duração: 73 min.
Direção: Vandré Fernandes
Áudio: Português
Legendas: Inglês
Link http://www.youtube.com/watch?v=UhpO4I2O0zs

Comentário:
Um filme que resgata os momentos sombrios que vivemos em nosso país diante da Ditadura Militar, onde os que lutavam pela liberdade e a libertação da nação foram rechaçados e dizimados pelo bem do "controle social militar". Com um exército maior do que os enviados pelo Brasil para combater na 1º e 2º Guerra Mundial o Estado destruiu a região e a vida dos moradores do Araguaia, que eram beneficiados pela ajuda solidária dos guerrilheiros na educação e saúde, diretos básicos que não eram garantidos pelo Governo. Assim, o apoio popular dado aos militantes foi castigado com torturas, prisões e mortes de camponeses, além da destruição dos seus meios de trabalho e sobrevivência na terra. O exemplo e  ensinamento dos guerrilheiros ficaram como incentivo àqueles que sofreram, para a luta pelos diretos e a liberdade não seja esquecida.

3 comentários:

  1. Gosto do cinema com um teor de doc!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha 11 anos na época dessa guerrilha, convivi com o medo, mas sou um sobrevivente dessa guerrilha.

    ResponderExcluir
  3. Esse fato é real, conheci muita gente da guerrilha, o pessoal do destacamento A da região de São Domingos do Araguaia.

    ResponderExcluir