Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

domingo, 18 de agosto de 2013

Filme Buena Vista Social Club

Sinopse: Em 1996, Ry Cooder, compositor, produtor e lenda da guitarra foi Cuba gravar um cd com grandes músicos da música cubana, muitos deles com mais de 60 ou 70 anos e muitos já aposentados. Dois anos depois, voltou ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar este documentário. Em seu testemunho, Wenders se isenta de comentários políticos e privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos. Mostra ainda momentos antológicos de apresentações do grupo, alternados com depoimentos dos próprios músicos onde eles se sentem mais vontade: Havana. Wenders dividiu o filme entre os retratos dos intérpretes que contam suas histórias diretamente a câmera enquanto passeiam pelas ruas vizinhas a Havana e uma celebração das maravilhosas músicas ouvidas em intepretações de estúdio, no primeiro concerto em Amsterdam e no segundo e último concerto no Carnegie Hall, Nova York.
Dados técnicos:
Título original: Buena Vista Social Club
Duração: 101 min.
Gênero: Documentário
Direção: Wim Wenders
Ano: 1999
País: Cuba e EUA
Áudio: Espanhol e inglês
Legendas: Português
Link http://www.youtube.com/watch?v=Z4Bu01RaesQ

Comentário:
O documentário surpreende pela isenção na mostra da riqueza da cultura musical cubana, deixando de lado as questões políticas e se concentrando no talento dos músicos que já estavam conformados com a carreira musical que conseguiram desenvolver até aquele momento, mas com essa oportunidade poderiam reviver os momentos de sucesso do grupo que ficou mundialmente conhecido ao disseminar o ritmo cubano ao mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário