Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Filme Trotsky e México: duas Revoluções do Século XX

Sinopse: O documentário conta a trajetória de Leon Trotsky (Lev Davidovich Bronstein), militante marxista que, ao lado de Lênin, jogou papel fundamental na Revolução Russa de 1917.
Trotsky combateu veementemente a degeneração burocrática do Estado Operário após a revolução. Por conta disso, foi expulso da União Soviética em 1929 e assassinado por um agente stalinista em 20 de agosto de 1940, no México - país que, governado por Lázaro Cárdenas, concedeu-lhe asilo político em 1936.
Dados técnicos:
Paí: México
Ano: 2006
Duração: 80 min.
Áudio: Espanhol
Legendas: Poruguês
Diretor: Adolfo Garcia Videla
Link http://www.youtube.com/watch?v=SGYhM7hGQD4

Comentário: 
Um filme recomendado aos amantes de história e da história da humanidade, além de seus pressupostos políticos, o filme retrata a história das revoluções russa e mexicana e as questões sociais que culminaram nas revoltas populares nesses países. A história de Trotsky e a sua importância na revolução soviética são desprezadas pelas atrocidades cometidadas por Stálin e o seu desejo pelo poder acima de tudo, a solidariedade socialista entre os povos foi minada a troco do fortalecimento de uma figura amada e odiada em diversos momentos desde a guerra fria até hoje.  


Um comentário: