Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

sábado, 8 de setembro de 2012

Filme Horas de verão

Sinopse: A história gira em torno de uma família que, como muitas outras, se separa fisicamente devido aos novos rumos que os integrantes dela tomam. A mãe Hélène Berthier (Edith Scob), mora em uma belíssima casa que possui obras raras, como móveis e quadros feitos por artistas consagrados. Seu dono anterior, Paul Berthier, o excepcional pintor do século 19 Paul Berthier, era tio de Hélène, portanto tio-avô dos três irmãos, filhos dela. A maior preocupação da mãe é com o “peso” da herança que deixará à seus filhos e netos depois da sua morte, que acaba acontecendo. Os filhos são levados ao confronto de suas diferenças. Adrienne (Binoche), uma bem sucedida designer em Nova York; Frédéric (Charles Berling), economista e professor universitário em Paris; e Jérémie (Jérémie Renier), um dinâmico empresário que vive na China, são apresentados às texturas e lembranças do final da infância, às memórias partilhadas, criando uma visão única do futuro.
Dados técnicos:
Título no Brasil: Horas de Verão
Título Original: L'heure d'été
País: França
Gênero: Drama
Duração: 103 minutos
Ano: 2008
Áudio: Francês e Inglês
Legendas: Português
Direção: Olivier Assayas
Link http://www.youtube.com/watch?v=ai4LxZUj23k

Comentário:
O filme trata de questões relacionadas à memória afetiva, histórica e cultural, que se manifesta não apenas através da mente e das lembranças, mas também nos signos, objetos, pessoas e obras de arte, os valores que damos a estes resquícios e o quanto podem ser úteis para as próximas gerações. Os três filhos da senhora disputam a partir de seus próprios interesses o que restou de concreto nesta memória familiar, e assim irão construir novas memórias, seja na vida, seja na arte, pois os objetos acumulados ou sentimentalizados nos remetem à uma saudade ou uma lembrança. Como preservar lembranças hereditárias, conciliá-las com o novo? Eis uma questão para a novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário