Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Filme Entre os muros da escola


Sinopse: François, professor de língua francesa, e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos, busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.
Dados técnicos:
Título no Brasil: Entre os Muros da Escola
Título Original: Entre les murs/The Class
País: França
Gênero: Drama
Duração: 150 min.
Ano: 2008
Áudio: Francês
Legendas: Português
Direção: Laurent Cantet
Link http://www.youtube.com/watch?v=9EAdkrVbzjU

Comentário: Um filme com uma proposta parecida ao filme Escritores da Liberdade, porém com um final infeliz, retratando as dificuldades diárias que passam os educadores diante de uma juventude cada vez mais individualista e que busca somente o conhecimento utilitário. As diferenças culturais geram cada vez mais tensões não somente na sala de aula, mas também na sociedade, como reflexo de um xenofobismo que parece estar no âmbito do ser humano. Diante deste cenário, os professores acabam sendo transformados e regulados a reproduzir, como que por efeito, o comportamento de seus alunos com o objetivo de ainda tentar demonstrar sua antiga autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário