Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Filme Junho: o mês que abalou o Brasil

Sinopse: O documentário mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013. A revolta de proporção nacional ganhou expressão em São Paulo, quando uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público foi duramente reprimida pelas forças policiais. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo. O movimento evoluiu, ganhou o país e mais de um milhão de pessoas foram às ruas.
Dados técnicos:
Título: Junho - O Mês que Abalou o Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 72 minutos
Direção: João Wainer
Áudio: Português
Link https://www.youtube.com/watch?v=oHMAaLKD8w4

Comentário: Um filme emocionante do ponto de vista da recuperação do histórico de lutas da juventude brasileira, que desde a época do Collor não se mobilizava tão intensamente para mostrar sua indignação diante das dificuldades sociais presentes no nosso dia a dia. O aumento de R$ 0,20 na passagem dos ônibus em São Paulo se tornou o mote para uma revolta geral diante da repressão policial imposta nas manifestações, a mídia ora do lado da ordem foi obrigada a trocar de lado após a opinião pública se voltar contra  a criminalização do Movimento Passe Livre que foi reprimido intensamente. O objetivo foi alcançado com a revogação do preço da passagem, e as outras demandas que apareceram foram sendo incorporadas a massa que começou a comparecer sem consciência política debandando o movimento para a anarquia ideológica e social. O saldo positivo, além da vitória dos estudantes contra os R$ 0,20, foi a conscientização da população que somente com o povo na rua que será possível reivindicarmos nossos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário