Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Filme Un Poquito de Tanta Verdad

Sinopse: No verão de 2006 um levantamento popular maciço generalizou-se no estado de Oaxaca, no sul do México. no quals compararam-no à Comuna de Paris. Tudo começou quando alunos, pais e professores começaram a fazer passeatas no centro da cidade para manifestar o seu descontentamento contra a privatização das escolas técnicas, uma exigência do Banco Mundial e do FMI. O Governo, sem mostrar vontade de dialogar, mandou encerrar as escolas de imediato e quando os professores e os alunos decidem protestar, ocupando as escolas, foram presos e torturados em prisões de alta segurança. Mais de uma centena de professores foram mortos ou dados como desaparecidos. Não obstante a repressão, a população uniu-se à luta de pais, alunos e professores, organizando-se sob novas formas de organização social, novas formas de tomadas de decisão, experimentando a essência da democracia e negando a oligarquia do sistema democrático bem como o poder discricionário e autoritário das instituições estatais. Mais de 350 organizações populares juntaram-se e criaram a APPO (Assembleia Popular dos Povos de Oaxaca). A luta da população de Oaxaca teve o apoio público do filósofo e activista político Noam Chomsky e do escritor Eduardo Galeano. Ao longo de um ano de protestos, dezenas de milhares de professores, donas de casa, comunidades indígenas, trabalhadores da função pública, camponeses e estudantes apoderaram-se de 14 emissoras de rádio e de uma emissora de televisão, utilizando-as para organizar, movimentar e finalmente defender justiça social, económica e cultural.
Dados técnicos:
Título original: Un Poquito de Tanta Verdad
Título em inglês: A Little Bit of So Much Truth
Título em português: Um pouco de tanta verdade
País: EUA, México
Ano: 2007
Duração: 93min.
Direção: Jill Irene Freidberg
Áudio: Espanhol
Legendas: Português
Link http://video.google.com/videoplay?docid=4600593988644321650#

Comentário: Um filme que nos mostra como é possível, a partir de uma luta que beneficie a todos, unir diversas classes sociais em torno de um objetivo, mesmo que para isso tenha que se entrar em conflito com a mídia e o poder. Novas formas de organização popular construídas a partir das necessidades diárias, lembrando Canudos e a Comuna de Paris, mostram como Um Outro Mundo é Possível através pequenas ações de auxílio mútuo. A nota triste se dá diante da repressão do Estado a qualquer tipo de "vida" que esteja se constituindo fora do seu controle. Uma questão muito interessante é a apropriação dos meios de comunicação pelo povo como instrumento de educação para a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário