Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Filme A verdade segundo a Wikipédia

Sinopse: Enquanto a mídia de massa tradicional passa por dificuldades e um número cada vez maior de pessoas acessa informações por meio da Wikipédia, os críticos advertem que “nossa” Web está tomando um rumo que finalmente levará a uma crise na informação e à perda da verdade. Google ou Wikipédia? Aqueles que regularmente procuram informações na Web escolhem, cada vez mais, a Wikipedia. Essa enciclopédia online gratuita alega oferecer a soma total de todo conhecimento humano. Seus verbetes, independentemente de seu nível de especialização, estão nas mãos de milhões de usuários. E os seus artículos dependem dos milhões de utilizadores que os criam, a informação está a democratizar-se. Mas um número cada vez maior de críticos, como Andrew Keen e Larry Sanger, fundador da Wikipédia, manifesta sua preocupação a respeito de uma sociedade Wikidirigida. Eles têm razão? O retorno da especialização e da autoridade parece absolutamente necessário. Aqui e ali vislumbramos novidades na Internet que podem mudar essa tendência.
Dados técnicos:
Título Original: Backlight: The Truth According To Wikipedia
Título no Brasil: A verdade segundo a Wikipédia
Direção: Ijsbrand Van Veelen
Ano: 2008
País: Holanda
Duração: 48 min.
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Link http://www.youtube.com/watch?v=rogrRwCzjRQ

Comentário:
Um documentário que nos apresenta cada vez mais atual devido as dificuldades, diante da explosão informacional, de adquirir informação confiável e rápida. A construção coletiva do conhecimento vislumbrada por muitos autores como um sonho, hoje se encontra deparada com a predominância de fontes confiáveis e relevantes, ou seja, desconfia-se de toda a informação que não provém de uma fonte física, isso nos remete a verificar a continuidade e visibilidade da importância do livro como suporte referência, sendo este um dos responsáveis pela criação das enciclopédias e da própria Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário