Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Filme O Carteiro e o Poeta

Sinopse: Filme poético sobre a extremidade da poesia, busca do amor e da aceitação. Mario (Massimo Troisi) é um tímido e simplório filho de pescadores, e é contratado para entregar cartas ao "poeta do amor" Pablo Neruda (Philippe Noiret), então exilado político em uma ilha na Itália. Surge entre os dois uma terna amizade, enquanto Mario pede ajuda a Neruda para ganhar o coração de uma belíssima mulher (Maria Grazia Cucinotta). Durante o namoro, com muitas cenas engraçadas, o poeta interior de Mario é despertado, trazendo o romantismo e o autoconhecimento como o maior presente de sua vida. Descobre, assim, a poesia que sempre existiu em si, assemelhando-se às descobertas de verdade pelos meios dialéticos de Sócrates-Platão. O filme se passa em uma ilha na costa italiana. Massimo Troisi, que morreu aos 41 anos horas após o término das filmagens, não pôde ver o enorme reconhecimento mundial que o filme teve, com as 5 indicações para o Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator, em 1995.
Dados técnicos:
Título no Brasil: O Carteiro e o Poeta
Título Original: Il postino
País: Itália/França/Bélgica
Gênero: Romance
Duração: 116 min.
Ano: 1994
Estúdio/Distrib.: Buena Vista Pictures
Direção: Michael Radford
Idioma: Inglês e francês
Legendas: Português
Link http://www.youtube.com/watch?v=08WY21vCSc4&feature=related

Comentário:
Um belo filme que demonstra o poder de transformação que a literatura e a poesia tem, pois mesmo diante de uma pessoa simples é demonstrada a capacidade de criação imaginária e concreta da arte de escrever. As entrelinhas se perpassam pelas metáforas, o verdadeiro valor e autoria das poesias, e a quem se deve o entendimento das mesmas. Assim, através de harmonia, simplicidade e economia de efeitos, o filme consegue falar sobre a exclusão social e política com força poética e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário