Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Filme Getúlio

Sinopse: Em agosto de 1954 o jornalista e crítico do Governo Carlos Lacerda (Alexandre Borges) sofre um atentado na porta de casa, mas o ato dá errado  e o tiro mata o Major Rubens Vaz, que fazia a segurança de Lacerda. O presidente Getúlio Vargas (Tony Ramos), é acusado de mandar matar o jornalista e passa a ser pressionado por militares e pela oposição. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunado (Thiago Justino), chefe da guarda do presidente, é acusado. Ao lado da filha Alzira Vargas (Drica Moraes), seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves (Michel Bercovitch) e o general Zenóbio da Costa (Adriano Garib), Getúlio tenta provar sua inocência.
Dados técnicos:
Título Original: Getúlio
Ano: 2014
Gênero: Drama
País: Brasil
Duração: 100 min.
Direção: João Jardim
Estúdio/Distrib.: Copacabana Filmes
Áudio: Português
Legendas: Inglês
Link https://www.youtube.com/watch?v=0yXqzVwfbhA

Comentário: O filme trata da intimidade de Getúlio Vargas em seus 19 últimos dias de vida. Ele estava pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, seu maior crítico, ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar. Getúlio resiste até o fim e só sai do Governo em cadáver, como havia prometido. Conhecido como ditador e fascista, Getúlio usava do populismo para se manter no poder, caçava seus opositores e anestesiava a classe trabalhadora com regalias e com a CLT, após sua morte trágica se tornou um mito e um herói para o povo da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário