Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Filme O Menino do Pijama Listrado

Sinopse: Bruno (Asa Butterfield) tem 8 anos e é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração alemão em plena Segunda Guerra Mundial. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada, Bruno passa a visitá-lo frequentemente, fazendo surgir entre eles uma amizade inesquecível.
Dados técnicos:
Título no Brasil: O Menino do Pijama Listrado
Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Ano: 2008
Gênero: Drama
País: Reino Unido/EUA
Duração: 94 min.
Direção: Mark Herman
Idioma: Português
Legendas: Inglês
Link http://www.youtube.com/watch?v=9oBo9ZXOX8M

Comentário: O filme usa da temática histórica do nazismo alemão pra nos mostrar um pouco mais das atrocidades cometidas pelo regime de exceção ocorrido na Alemanha, os maus tratos as minorias, a dominação e a lavagem cerebral imposta pela força repressiva. As crianças têm a sua educação moldada para exaltarem o regime e o seu líder máximo, Hitler, sem muitos questionamentos, o que faz com que curiosidade responda a eles as perguntas que são proibidas pelo regime. A amizade e o amor ao próximo transcendem as questões política, étnica e racial, o exemplo dos meninos nos traz uma ótima reflexão sobre o que as crianças e a sua inocência podem nos ensinar para convivermos melhor uns com os outros em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário