Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

domingo, 14 de outubro de 2012

Filme A Igreja dos Oprimidos

Sinopse: Após o golpe militar de 1964, uma parte expressiva da Igreja Católica brasileira mudou. Rompeu com o pacto histórico com os opressores, começou a enxergar o povo, até aliar-se a ele. O velho discurso de transferir a felicidade para o Reino dos Céus foi subvertido: a vida pode e deve ser vivida bem vivida na Terra mesmo, aqui e agora. De Igreja dos poderosos, parte dessa Igreja: bispos, padres, freiras, leigos transformou-se em Igreja dos Oprimidos. Rodado numa das regiões mais tensas do País a área de Conceição do Araguaia, no sul do Pará onde diariamente se trava violenta luta pela posse da terra, com pistoleiros assassinando posseiros e suas famílias a mando dos latifundiários e de grandes empresas agropecuárias (nacionais e estrangeiras), o filme procura fazer um mergulho na ação da Igreja em meio às lutas do povo: posseiros, pescadores, gente de pé no chão estes são os personagens do filme. O documentário que,conta várias histórias como a do Pe. Ricardo, coordenador da CPT (Comissão Pastoral da Terra) na região de Araguaia-Tocantins, que fazia uma pregação transformadora, por uma nova ordem econômica e social, cujo tema condenou o teólogo da libertação, Frei Leonardo Boff, a um ano de silêncio, e que colocou na cadeia em 1981 os padres franceses Aristides Camio e François Gouriou.
Dados técnicos:
Título original: A igreja dos oprimidos
Duração: 75 min.
Áudio: Português
Ano: 1986
País: Brasil
Gênero: Documentário
Direção: Jorge Bodansky & Helena Salem
Link http://www.youtube.com/watch?v=Oo47PuMRcRk

Comentário:
O filme nos traz um outro lado possível da igreja na aproximação com o povo: o ensino e a conscientização dos seus direitos e deveres como forma de melhorar a sua vida diante do seu contexto. A teologia da libertação com a aproximação da igreja ao local onde o povo se encontra, se apropriando das suas lutas diárias e aplicando os ensinamentos diversos de uma forma mais simples e menos burocrática, e o único valor a ser explorado se dá pela relação entre comunidade e a fé de que um mundo melhor de se viver pode ser conquistado com boas ações voltadas pelo e para o coletivo.

2 comentários: