Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

terça-feira, 3 de julho de 2012

Filme Paulo Freire contemporâneo

Sinopse: O documentário resgata o método de alfabetização criado pelo educador e retorna às origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, além das experiências de seu método de alfabetização no Brasil e no mundo, a partir da realidade de Angicos/RN, a primeira grande experiência que projetou Freire no Brasil e no mundo. Finaliza mostrando o quanto as ideias de Paulo Freire sobre a pedagogia estão vivas e presentes nos dias atuais.
Dados técnicos
Duração: 55 minutos
Direção: Toni Venturi
Áudio: Português
Link http://www.youtube.com/watch?v=l54rT9XsWU0

Comentário: O educador Paulo Freire dizia que o homem lê o mundo antes de ler a palavra, ou seja, o processo de aprendizagem deve estar vinculado ao contexto do aluno, possibilitando ao alfabetizando que deixe sua condição de oprimido ao adotar uma postura crítica diante do mundo, só permitida pela educação. Por isso, Freire acreditava ser impossível aprender sem atrelar a leitura de mundo do aluno à leitura das letras, ou seja, a cidadania e a política como conceitos subjetivos no processo de vida e de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário