Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

sábado, 25 de dezembro de 2010

Filme Sacrifício: quem traiu Che Guevara?

Sinopse: A história oficial diz que foi o argentino Ciro Bustos quem informou ao exército boliviano que Che Guevara estava nas selvas daquele país. Ele e o francês Regis Debray foram presos juntos e também seriam executados. Por sorte deles, a notícia vazou para a imprensa e suas fotos foram publicadas, tornando a execução inviável.
Ambos foram condenados a 30 anos de prisão, pena máxima na Bolívia, mas foram libertados 3 anos depois. A partir de então, as vidas dos dois mudam: Debray era filósofo e o queridinho da esquerda francesa. Foi considerado um herói na Europa. Ciro Bustos teve menor sorte, ou nenhuma sorte. Espalhou-se a notícia de que havia feito desenhos dos guerrilheiros para o exército boliviano, inclusive do Che. De acordo com esta versão, os desenhos foram úteis para a captura de Guevara.
Dados técnicos:
Áudio: Espanhol
Legenda: Português
Duração: 58 min.
País: EUA
Ano: 2001
Direção: Erik Gandini e Tarik Saleh
Gênero: Documentário 
Link http://www.youtube.com/watch?v=P__OhbjyFtw

Um comentário:

  1. Um documentário que ajuda a entender o processo complexo em envolveu a captura e morte de Che Guevara.

    ResponderExcluir