Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

domingo, 4 de setembro de 2011

Filme O Veneno está na Mesa

Sinopse: O documentário aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. Nós somos as grandes vítimas dessa triste realidade, já que o Brasil é o país do mundo que mais consome os venenos: são 5,2 litros/ano por habitante.Apesar do quadro negativo, o filme aponta pequenas iniciativas em defesa de um outro modelo de produção agrícola. Este é o caso de Adonai, um jovem agricultor que individualmente faz questão de plantar o milho sem veneno, enfrentando inclusive programas de financiamento do governo que tem como condição o uso desses agrotóxicos.
No Brasil, há incentivo fiscal para quem utiliza agrotóxicos, gerando uma contradição entre a saúde da população e a economia do país, com privilégio da segunda.
Dados técnicos:
Título Original: O veneno está na mesa
Direção: Silvio Tendler
Páis: Brasil
Duração: 49 min.
Ano: 2011
Idioma: Português
Gênero: Documentário
Link http://www.youtube.com/watch?v=WYUn7Q5cpJ8&feature=player_embedded

2 comentários:

  1. Um ótimo documentário que nos traz diversas reflexões sobre a nossa alimentação, e um importante questionamento que podemos fazer depois de vê-lo, consumir ou não verduras, legumes e frutas? Além dos questionamentos sobre financiamento favorecido a quem utiliza agrotóxicos. Há também um explicitação sobre os alimentos com mais porcentagem de contaminação.

    ResponderExcluir