Sinopse: O filme cobre os acontecimentos na região do ABC paulista, acompanhando a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter êxito em suas reivindicações, decidem-se pela greve, afrontando o governo militar. Este responde com uma intervenção no sindicato da categoria. Mobilizando numeroso contingente policial, o governo inicia uma grande operação de repressão. Sem espaço para realizar suas assembléias, os trabalhadores são acolhidos pela igreja. Passados 45 dias, patrões e empregados chegam a um acordo. Mas o movimento sindical nunca mais foi o mesmo.
Dados técnicos:
Direção: Leon Hirszman
Gênero: Documentário
Origem: Brasil
Ano: 1990
Duração: 75 min.
Produção: Leon Hirszman e Cinemateca Brasileira
Áudio: Português
Link http://www.youtube.com/watch?v=2hhFk0cml6Y
Comentário: O documentário nos traz inquietações sobre as formas de organização e reivindicação da classe trabalhadora, especialmente a partir dos metalúrgicos do ABC. A história do sindicalismo no Brasil não existe sem o fato histórico ocorrido em 1979, em plena ditadura militar os trabalhadores romperam o silêncio diante da exploração e da pobreza, e mobilizaram o país em torno de uma região cercada por favelas no entorno de um grande polo industrial de montadoras estrangeiras apoiadas pelo governo. Os sindicatos se fortaleceram, lideranças como Lula despontaram e mostraram aos trabalhadores que é possível melhorar a vida por meio da luta por direitos e melhores condições de vida, com coragem, organização, disposição e fé na vitória.
Biblioteconomia
Sejam Bem Vindos.
Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.
BiblioNews
Notícias sobre Filmes e Documentários
terça-feira, 13 de maio de 2014
Filme ABC da Greve
Marcadores:
ABC,
Capitalismo,
Desigualdade social,
Ditadura Militar,
Exploração,
Favela,
Greve,
Metalúrgicos,
Nordestinos,
Política,
Repressão,
Resistência,
Sindicalismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário