Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filme Chevolution: a história da fotografia mais reproduzida do mundo

Sinopse: No dia 5 de março de 1960, Che Guevara, um dos líderes da revolução cubana, participava de uma solenidade e O fotógrafo Alberto Korda tirou uma foto de Guevara no evento e nunca havia publicado a mesma. No final da década de 60, um editor italiano pediu permissão para publicar a foto. Sem saber que anos depois, a fotografia iria se tornar um dos retratos mais famosos e influentes do mundo, indo parar em banners de protesto e até camisetas. A foto viria a ser usada, também, como publicidade na campanha de marketing de empresas diversas. A história conspirou para que este retrato explodisse na cena mundial em 1968 na Europa e na América Latina, quando se tornou um símbolo internacional de protesto e rebelião. Na última década, com o advento da internet, esta imagem mais uma vez viajou pelo globo das formas mais variadas. Como protesto ou usada para fins comerciais, ela é constantemente transformada e reinventada, e é considerada a imagem mais reproduzida da história da Fotografia. Chevolution investiga como este retrato, com seu olhar enigmático, virou um símbolo de inúmeros anseios por mudança. Dada a polêmica, os diretores Trisha Ziff e Luis Lopez traçam a estranha jornada do retrato, passando de um símbolo revolucionário, por logo de anúncio publicitário, até se tornar um ícone de jovens que nem sabem quem é o homem.
Dados técnicos:Título Original: Chevolution
Gênero: Documentário
Direção: Trisha Ziff e Luis Lopez
Gênero: Documentário
Duração: 86 min.
Idioma: Espanhol/Inglês
Legendas: Português
Ano: 2008
País: México
Link Filme http://www.youtube.com/watch?v=3ShR3Fur1NA
Link Trailer http://www.youtube.com/watch?v=uqMSJMgYN5Y
 
Comentário:
Um filme que nos faz refletir sobre como o processo das coisas que fazemos/produzimos sem saber ou desejar podem interferir no curso da história assim como ocorreu com a emblemática fotografia de Che Guevara. A foto que virou símbolo das mais opostas coisas que se possa imaginar provoca uma discussão sobre a propriedade intelectual das ideias e ideologias presentes tanto no contexto em que foi tirada como na essência de seu personagem. A imagem só se reproduziu a partir da globalização, mas de início com intuitos políticos que vão contra esta, assim como a sua não proteção aos direitos autorais fez com que até mesmo o capitalismo a explorasse indo de confronto com o que a ideologia da mesma propõe. Muitos acham que foi positiva essa absorção até mesmo comercial para a difusão ideológica, outros a condenam, e diversos andam com camisetas da fotografia sem saber quem foi Cheuevara. Mas o que acharia ele disso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário