Sinopse: O filme conta a trajetória da poetisa sul-africana Ingrid Jonker que lutou contra a desigualdade racial em pleno Apartheid, sem apoio de seu pai, um deputado totalmente conservador, que era responsável pela censura do que era publicado na época. Após a sua morte, Ingrid Jonker, teve seu poema "The Dead Child of Nyanga", escrito após presenciar um ato de violência contra crianças sul-africanas, lido e apontado por Nelson Mandela em seu discurso de inauguração do primeiro parlamento democrata da África do Sul em 1994 como um poema de uma das melhores poetisas sul-africanas. Um história de inconformismo com o regime segregacionista do Apartheid e suas relações precárias com os homens dão a tônica do filme dirigido pela Paula van der Oest.
Dados técnicos:
Título no Brasil: Borboletas Negras
Título Original: Black Butterflies
País de Origem: Alemanha, Holanda e África do Sul
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 2011
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Direção: Paula van der Oest
Link http://www.youtube.com/watch?v=s6AF30r3H-o&feature=player_embedded
Comentário
Um filme excepcional no que se refere a luta dos poetas e escritores com a sua criação e o que permeia o processo produtivo da escrita, no caso da poetiza estando ligado ao seu contexto local político, seus amores, sua existência, suas relações familiares e por que não dizer a sua "loucura". Quando todas estas relações se desgastam e se acabam, acaba-se também a sua vontade de escrever e de viver.
Biblioteconomia
Sejam Bem Vindos.
Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.
BiblioNews
Notícias sobre Filmes e Documentários
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Filme Borboletas Negras
Marcadores:
Arte,
Comunicação,
Consciência,
Cultura,
Discriminação,
Escrita,
Injustiça social,
Leitura,
Liberdade,
Linguagem,
Literatura,
Livros,
Negros,
Poema,
Poesia,
Política,
Racismo,
Violência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário