Sejam Bem Vindos.

Blog que agrega algumas das minhas paixões: Filmes, Biblioteconomia, Poesias e Lutas Sociais. Criado com a finalidade de disseminar informações que sirvam para a formação de um novo ser social com uma visão mais crítica e aguçada do mundo.

BiblioNews

Notícias sobre Filmes e Documentários

domingo, 30 de maio de 2010

Filme Biblioteca Mindlin


Sinopse: Realizado por Cristina Fonseca, em 2002, o filme conta a história de Jose Mindlin e de sua fantástica biblioteca de livros raros, uma das maiores e mais importantes bibliotecas particulares do Brasil e da América Latina. Apaixonado pelos livros, o jornalista, advogado e empresário reuniu, em mais de 80 anos, quase 40 mil títulos e raridades de valor inestimável.
Através do documentário, gravado no Brasil, França e Portugal, discute-se a questão do livro e sua história, o modernismo brasileiro, as vanguardas literárias do Brasil e da França, do concretismo e do livro objeto. E ainda a relação do livro com o cinema e com a música.
Com efeitos de computação gráfica e plasticidade impar, o filme é também uma peça de arte: cria uma espécie de livro eletrônico que conta, através da biblioteca e suas obras, um pouco da história do livro. Começa pela literatura oral, representada pela literatura dos Índios Xavantes, passa pela invenção de Gutenberg e encerra com as últimas experiências mais radicais na área, como a informática.
Biblioteca Mindlin – Um Mundo em Páginas conta com depoimentos especiais do próprio bibliófilo José Mindlin, da cantora Maria Bethânia declamando poemas ao lado do escritor português, Nobel de literatura, José Saramago. Participam também o roteirista de La belle du jour, Jean Claude Carrière; o cineasta Nelson Pereira dos Santos; o poeta Haroldo de Campos e os intelectuais Antonio Candido, Arlindo Machado e Boris Schnaiderman, dentre outros.
Dados técnicos:
Gênero: Documentário
Atores: Maria Bethânia, José Saramago, Jean Claude Carrière, Nelson Pereira dos Santos, Boris Schnaiderman, Antônio Cândido, Evaldo Cabral de Melo, Haroldo de Campos, José Midlin.
Direção: Cristina Fonseca.
Idioma: Português.
Legendas: Inglês
Ano de produção: 2010
País de produção: Brasil.
Duração: 56 min.
Distribuição: Cristina Fonseca CineVideo
Região: América Latina, Austrália e Nova Zelândia
Áudio: Português(Dolby Digital)
Vídeo: Tela Cheia 4:3
Cor: Preto-e-branco com partes em colorido
Link http://www.youtube.com/watch?v=LyKXLtn1mFg

Filme Diamante de sangue


Sinopse: No país africano Serra Leoa, na década de 90, o filme acompanha a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um mercenário sul-africano, e o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounsou). Apesar de terem nascido no mesmo continente, têm histórias completamente diferentes, mas seus destinos são unidos por conta da busca por um raro diamante cor-de-rosa. Com a ajuda de Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista norte-americana, eles embarcam numa perigosa jornada em meio ao instável território.
Dados técnicos:
Título no Brasil: Diamante de Sangue
Título Original: Blood Diamond
País de Origem: EUA
Gênero: Aventura
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 141 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 05/01/2007
Site Oficial: http://blooddiamondmovie.warnerbros .com
Estúdio/Distrib.: Warner Bros.
Direção: Edward Zwick
Link http://www.youtube.com/watch?v=j-G8yqk3VOE&feature=PlayList&p=CDDE6C935745CDB6&playnext_from=PL&playnext=1&index=9

Filme O que é isso companheiro


Sinopse:
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.
Dados técnicos:
Título no Brasil: O Que É Isso, Companheiro?
Título Original: O Que É Isso, Companheiro?
País de Origem: Brasil / EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1997
Site Oficial: http://www.miramax.com/pls/front_co n/mp.entryPoint?action=2&midStr=561
Estúdio/Distrib.:
Direção: Bruno Barreto
Link http://www.youtube.com/watch?v=GkccSitUOqI

domingo, 23 de maio de 2010

Filme Para sempre na minha vida


Sinopse:
O filme retrata as agruras da adolescência. Um grupo de ativistas adolescentes protesta contra a privatização das escolas públicas e tenta convencer outros estudantes a fazerem o mesmo. Silvio (Silvio Muccino), um deles, está mais preocupado com sua paixão por Valentina (Giulia Carmignani), que namora com Martino (Simone Pagani). Quando Silvio sai com o casal, Martino deixa o amigo com Valentina por um longo período e os dois se beijam. Depois, Silvio conta o que aconteceu a seu melhor amigo e a história se espalha por toda a escola, chegando aos ouvidos do inconformado Martino e da furiosa Claudia (Giulia Steigerwalt), que sente-se atraída por Silvio. A confusão está feita.
Dados técnicos:
Título no Brasil: Para Sempre na Minha Vida
Título Original: Come te nessuno mai / But Forever in My Mind
País de Origem: Itália
Gênero: Comédia
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Gabriele Muccino

Filme O povo brasileiro


Sinopse: O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esse DVD duplo traz todos os 10 programas da elogiada série baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo.
Co-produzida pela TV Cultura, a GNT e a Fundar, a série conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades.
O Povo Brasileiro é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro, e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.
Dados técnicos:
Gênero: Documentário.
Atores: Chico Buarque, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Darcy Ribeiro, Antonio Candido, Tom Zé.
Direção: Isa Grinspum Ferraz.
Idioma: Português.
Legendas: Inglês, Espanhol, Francês.
Ano de produção: 2000.
País de produção: Brasil.
Duração: 280 min.
Distribuição: Versátil Home Vídeo.
Região: Multizonal.
Áudio: Dolby Digital 2.0 (Português).
Vídeo: Tela Cheia.
Cor: Colorido.
Link http://www.youtube.com/watch?v=pwQyYRGUS4c&feature=related

Filme Guerra de Canudos


Sinopse: Em 1893, Antônio Conselheiro (um monarquista assumido) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família, que tem opiniões conflitantes sobre Conselheiro.
Dados técnicos:
Título no Brasil: Guerra de Canudos
Título Original: Guerra de Canudos
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 169 minutos
Ano de Lançamento: 1997
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.:
Direção: Sérgio Rezende
Link http://www.youtube.com/watch?v=VnfJ-xyyDU4&feature=related

domingo, 9 de maio de 2010

Filme O bom burguês


Sinopse: José Wilker é um bancário que devia dinheiro do banco em que trabalha para financiar organizações de esquerda da época da ditadura política. Mas a certa altura, um dos grupos financiados pelo personagem é preso e forçado a identificar o homem que fornece dinheiro a guerrilha. Esse clássico do cinema nacional dirigido por Oswaldo Caldeira, é baseado num episódio real envolvendo um funcionário do Banco do Brasil acusado de desviar milhões.
Dados técnicos:
Título no Brasil: O Bom Burguês
Título Original: O Bom Burguês
País de Origem: Brasil
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento: 1979
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Paramount Home Entertainment
Direção: Oswaldo Caldeira

domingo, 2 de maio de 2010

Filme Adeus Lenin


Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
Dados técnicos:
Título no Brasil: Adeus, Lenin!
Título Original: Good Bye, Lenin!
País de Origem: Alemanha
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento: 2003
Site Oficial: http://www.good-bye-lenin.de/
Estúdio/Distrib.: arte / Westdreutscher Rundfunk / X-Filme Creative Pool
Direção: Wolfganger Becker
Link http://www.youtube.com/watch?v=r85BKBTcEgg